sexta-feira, agosto 31, 2007

Gostos


A minha filha que não gosta de fruta, deliciou-se agora ao jantar com 2 fatias de meloa!
Arrrghhh! (Diz a mãe que detesta tal "iguaria")

quarta-feira, agosto 29, 2007

A fazer-se dificil

Géniozinho este, o dela.
Hoje e amanhã tenho de realizar umas actividades de educação ambiental previstas já há 3 meses. Assim e como a pirralha está em casa por fecho de infantário, o pai mudou as folgas para estes mesmos dias de modo a poder ficar com ela.
Pai é pai, ela até já tem permitido que seja ele a deita-la sem chinfrins de maior. Deixo as comidas preparadas, é só até à hora de almoço. Tudo pacífico, certo?
ERRADO. Nada mais errado.
Mamou às 8h da manhã, biberon dado pelo pai.
Às 11h telefono a saber noticias, tudo calmo a pirralha dorme, como de costume, um bocadinho antes de almoço que deve ser por volta das 11:30h para acertar com a escolinha nova.
Às 13:30h telefona-me o pai desesperado, Não comeu nem uma colher. Nem sopa, nem fruta. Nem na cadeira, nem no carrinho, nem ao colo, nem no chão, nem com cantigas, nem à frente do aquário. Nada. Rien. Niente.
Dou-lhe mais umas sugestões, peço para ter calma, vai conseguir.
Às 14:30h novo telefonema do pai. Continua sem comer. Não tem febre, está bem disposta, mas não abre a boca nem por nada.
Despacho-me o mais rapido que posso e sigo para casa.
Encontro-a a dormir, de barriga vazia.
O Pai com cara de quem lhe passou um camião por cima.
Acorda passado um bocadinho, bem disposta.
Decidimos ser eu a tentar dar-lhe de comer qualquer coisa, porque 8h à fome já começa a ser exagero.
Comeu tudo, sem reclamar.
Ao jantar vai de novo ser o pai a tentar dar de comer, para ver se amanhã o circo não se repete.
Oh filha, a mãe também sente a tua falta, mas não pode ser meu anjo, não pode ser a mãe a fazer tudo, a mãe não pode estar sempre ao pé de ti. E o pai ficou tão triste, meu doce.
Vá lá, vamos dar uma ajudinha ao pai, sim?

(e evito pensar na entrada no novo infantário...)

terça-feira, agosto 28, 2007

Conquista

e a 2 dias de fazer 8 meses:
Já tem 2 dentinhos!
Já tem 2 dentinhos!
Já tem 2 dentinhos!
Já tem 2 dentinhos!
Já tem 2 dentinhos!
Já tem 2 dentinhos!

Os dois de baixo. Tardaram mas cá estão e não parecem ter dado problemas de maior.

segunda-feira, agosto 27, 2007

Home

as duas. Não, ninguém está doente! Quer dizer o pai está com uma constipação terrivel mas não é esse o motivo da nossa estadia em casa.
Estamos de férias! Forçadas pelo fecho do infantário mas ainda assim, de férias!

Muitos mimos, beijos lambidos, risadas, cócegas, colo e passeio, all day long.
Vai ser bonito voltar ao trabalho e à escolinha... Vai, vai.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Decisão

Sabemos que o que for melhor para ela, também será o melhor para nós.
Mas, será que o melhor para nós vai ser pelo menos, bom para ela?
Decidimos a acreditar que sim.

Porque para a semana fecham para férias, hoje é o último dia deste infantário.

Estou com o coração tão pequenino...

quinta-feira, agosto 23, 2007

Alguém me explica

porque raio é que há tantas diferenças entre a qualidade geral das instituições públicas e privadas? É o aspecto descuidado, os brinquedos estragados, os pormenores que não existem, a atenção que não têm. Hmmmpf...

Ah, estamos de novo na saga do infantário da Inês. A aproximação de Setembro, trouxe uma vaga num infantário público muito mais perto de nós, apoiado pela segurança social e por isso mais barato. Mas... Claro, há sempre pelo menos um mas...

Agora estamos de novo divididos, entre
o infantario actual (privado): mais caro, mais longe, com muito boas instalações, que tratam as crianças e os pais nas palminhas, e de onde saiu a super educadora (tb vai mudar uma das auxiliares em setembro);

o infantario para onde vai a super educadora (privado): 15 euros mais barato que o actual, igualmente longe, com boas instalações e claro com a super educadora;

o infantario publico: muito mais barato, a 5 minutos de nós, com instalações grandes mas sem graça, com mais 3 bébés por sala que qualquer um dos outros, brinquedos e espaço descuidado, deixando-me intrigada sobre o tipo de estimulação que ali se proporcionará às crianças.

E agora?! Que pilha de nervos!

segunda-feira, agosto 20, 2007

Here we go again

acordei com ela a palrar às 2h da manhã.
Arrastei-me até ao quarto dela, coloquei-lhe a chucha que andava perdida na cama e voltei para a minha.
10 minutos depois, mais do mesmo. Ela a palrar, eu em piloto automático até lá. Coloquei a chucha, virei para o outro lado e voltei para a cama.
Mais um bocado e a cena repete-se.
Aqui o meu cérebro começou a processar a informação e estranhou. Peguei-lhe ao colo e ela ardia em febre.
Acordar o pai, tirar-lhe roupa, benuron goela a baixo, deitá-la connosco, não adormece, de novo para o quarto dela, tentar embalá-la, conseguir deitá-la às 4h da manhã e arrastar-me para a cama com a cabeça como um melão.

O dia começou demasiado cedo para noite tão má. Às 7:15h a pirralha estava a "pé" e começava assim um dia a três, em casa à pala do feriado municipal que soube a ginjas. Mas em vez de passeios e a prometida ida a praia, dividimo-nos entre xaropes, lenços ranhosos e muito mimo.

Consegui acabar o livro que tinha começado à dias. Ainda estou em transe com tamanha história de coragem e tristeza e maldade e... as lágrimas assomam-se apressadamente só de pensar na menina da historia. mas disso falo mais tarde.

terça-feira, agosto 14, 2007

E cresce,

cresce, cresce...




Oficialmente, já fica bem sentada, sozinha, desde o inicio do mês. A mãe, é que ainda não tinha tido tempo para o divulgar. Cansada, com noites mal dormidas, a virose dela que passou para mim no fim de semana, e uma súbita constipação de verão, servem de motivo mas não de desculpa.
Dias melhores virão.

Ela, continua linda!

terça-feira, agosto 07, 2007

Beber ou não beber

A Inês janta às 19h (mais coisa menos coisa) e antes das 20h já está na caminha. Entre as 23h e as 24h, quando me vou deitar, se ela ainda não chamou pego nela meia a dormir e mama um biberon cheio de leite. Depois do arroto da praxe, sempre a dormir, volta para a cama sem dar um ai.
Até aqui tudo mais ou menos comum.
Todos os bébés que conheço, depois desta sessão de leite nocturna, ferram até de manhã. Ou mesmo que acordem antes, não é certamente com fome. Pois.
Mas a Inês não se junta ao clube. Quando começamos esta rotina aguentava-se até às 7-7:30h da manhã. Depois, foi diminuindo este intervalo para as 5:30-6h e esta noite fez a proeza de acordar a chorar, esganada de fome, às 4:30h da manhã! Ela nunca acorda a chorar, nem de dia nem de noite, a não ser que esteja doente ou com fome. Caso contrário palra. Estava tão incrédula (e ensonada,claro) que ainda a tentei embalar (sossegava mas não dormia) e dar água. Bem, aqui é que borrei a pintura. A princesa ficou horrorizada com tal liquido que chorou a plenos pulmões, até lhe enfiar o biberon com o liquido certo, vulgo leitinho morno, na boca. O resto foi como já descrevi anteriormente: arroto e caminha até às 8h da manhã.
Teorias da mãe:
1. A miúda tem uma bicha solitária nocturna
2. A miúda não come o que devia durante o dia

Que acham?

segunda-feira, agosto 06, 2007

Miss Cotton Candy

ou "menina algodão doce" como se diz por cá, foi um dos presentes que a pirralha ganhou com a visita desta querida e talentosa amiga


E tem-se portado lindamente a resistir aos "ataques" da Inês! Aprovadíssima!

sábado, agosto 04, 2007

Visita nocturna




ao nosso jardim.
Os gatos estavam intrigadissimos com a criaturinha, mas não lhe tentaram tocar o que nos faz pensar que já o teriam tentado antes e o resultado foi o óbvio, serem picados!
Tão lindinho!

quinta-feira, agosto 02, 2007

Zombie

É como ando hoje.
As noites tem sido mázinhas, no mínimo... A constipação não desaparece, continuam os espirros, o nariz entupido e ranhoso. À pala disto, a pirralha, que não sabe abrir a boca para respirar, começou a acordar de meia em meia hora (mesmo!), a partir das 2h da manhã, non stop até às 7h, hora em que me resignei e decidi começar o nosso dia.
Não está fácil, portanto.
Voltaram os baldes de café e sonho acordada com a nossa rede fresquinha pendurada no terraço, com o cheiro da relva cortada, o ronronar preguiçoso dos gatos...
E, a noite que se aproxima não parece trazer um cenário muito melhor.
Ai.
Licença Creative Commons
Mundo Azul by Rita Coelho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 2.5 Portugal