terça-feira, outubro 23, 2007

Serviço público

Chegou a altura de mudar a cadeira para o carro, onde viaja a pirralha.
A que temos já não cumpre bem o seu papel e isso deixa-me insegura, quando viajamos.

À boa maneira da mãe lá de casa (moi!) toca de começar a vasculhar tudo o que é crash-test, Deco testes, baby world reviews e outros afins, virar a net de fio a pavio em busca de um consenso. Certo? Errado.
Quer dizer, a procura tem sido exaustiva e o consenso até existe. Pelo menos na teoria, sim.
Bebe confort, Maxi-cosi e Römer em grande estilo, cheias de estrelinhas. Mas quando, de testes em punho me dirijo a uma loja, a fim de testar as cadeiras ao vivo, a cores, e claro, com a Inês a tiracolo, me fogem as certezas que trazia. Uma das mais seguras (Max-Cosi Tobi), parece menos confortável, a mais prática, gira e cara, é tão recente (Axiss da Bebe confort) que ainda não foi testada, um modelo ligeiramente mais antigo (Bebe confort Iseos TT), confortável, bastante reclinável e que tinha boas performances, hoje nem sequer é testada.
Raios!
Valham-nos ao menos os preços! Sim, aqui pelo menos há consenso. As ditas melhores cadeiras, são todas caríssimas!
Claro que a segurança não tem preço e é esse o nosso critério essencial.
Mas foi impossível não divagar um bocadinho, sobre como viajarão as crianças de pais que por mais que amem os seus filhos, não conseguem inventar orçamento para dar entre 300 e 400 euros por uma destas pérolas. Injustiças...

Voltando aos modelos. Outro consenso: ISOFIX. Pois claro. E... quem não tem? Pois, neste ultimo teste da proteste fica a patinar, porque as soluções testadas sem o dito sistema são cada vez menos. Sendo o mais seguro, não me pareceria mal que lhe dessem prioridade, isto se o Isofix não fosse ainda tão pouco universal no nosso parque automóvel.

E para quando equipamentos para as crianças, com uma certificação idónea de qualidade e segurança com direito a autoculante assim



Resumindo, ainda não nos decidimos. Vamos fazer mais uma incursão hoje à loja, de testes na mão, a Inês e o automóvel para testar as facilidades de fixação apregoadas.
Deus nos ajude...

(Se quiserem os ficheiros pdf dos testes 2006 e 2007 da proteste, apitem!)

4 comentários:

1gota disse...

Andamos no mesmo!
Fico à espera das tuas conclusões que já vais mais adiantada que eu. Para já ainda só ando nas leituras.

:*

Sónia e MI disse...

Tb andamos na mesma vidinha.
Fico de olho a este blog, pq tu és de confiança :D

Ana Paula disse...

Olá
também tenho uma Inês que está com 7 meses e 9Kg, e procuro uma cadeira de autmóvel nova pois a creatis já está pequena (embora digam que vai até 11kg) queria muito os testes que conseguistes...as minha dúvidas são as mesmas..
obrigada desde já

Ana Paula disse...

meu e-mai
anapaulapmatos@gmail.com

Licença Creative Commons
Mundo Azul by Rita Coelho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 2.5 Portugal