quarta-feira, março 04, 2009

Abandono - factos



Passou pouco mais de uma semana agora, até que me apetecesse contar a história aqui.

Na manhã de 2a feira como tantas outras, depois de deixar a pirralha no infantário e à saida da localidade, vejo na faixa contrária uma carrinha parada sem razão aparente, com dois carros já atrás.
Bateram, pensei.
Qual não é o meu espanto quando debaixo da carrinha vejo sair um cachorro, que recomeça a caminhar no meio da estrada e todos os veículos arrancam dali para fora. Estava tão estúpida com a cena que quando me lembrei de tirar a matricula já era tarde.
Acompanhei o cachorro por momentos com o carro, percebi que apesar de corpulento era muito novinho, e babava-se abundantemente, com o olhar vidrado na estrada. Decidi parar e tentar chama-lo para a berma. Sem nunca olhar para mim, seguiu-me a voz e consegui que saísse da estrada. Deixou-se cair no chão exausta e em estado de choque, não sem antes abanar o rabo...
Tinha 3 feridas na cabeça que não eram recentes e apesar de parecer um bocado descoordenada em termos motores, do atropelamento não havia grandes marcas visíveis. Estava num estado de magreza impressionante que era disfarçado pelo pêlo super denso que tem. Estava com um aspecto moribundo.
Sem coragem para a deixar ali, enfiei-a no carro e levei-a para uma clínica veterinária conhecida.
Pedi para avaliarem a situação e ver o que se podia fazer por ela.
Análises ao sangue, RX, exames neurológicos, descanso, comida e água depois, está um doce.
Tem no máximo 4-5 meses e um porte grande.
Devia estar sem comer há pelo menos 1 semana e sem beber há um número de dias indeterminado.
As análises revelaram que parece ter sido vacinada à pelo menos 1 mês e devia estar fechada sozinha nalgum lado, antes de ter sido abandonada ou fugido.

Parece o cruzamento entre um Serra da Estrela e um Pastor Alemão. Super meiga e sossegada. Está habituada a vir à rua fazer as necessidades.
Por falta completa de condições e horários para a ter, estamos nesta fase à procura de um dono responsável e com condições para ela.

Todas as despesas médicas foram já pagas e será entregue, vacinada e desparasitada.
Se conhecerem alguém que possa estar interessado apitem e se puderem divulguem nos vossos cantinhos. Apesar de estarmos no Algarve conseguimos organizar para que seja levada até mais a norte se necessário.

Ela merece!

3 comentários:

Raquel disse...

Custam-me tanto estas coisas...
Tem um olhar tão doce.

Sónia e MI disse...

Já estou em lágrimas...
Boa Sorte para essa amiguinha de 4 patas...

InêsN disse...

a nós aconteceu-nos pior...há uns anos atrás um amigo ligou-nos porque encontrou um cão atropelado e completamente imóvel numa rua do seixal. foi terrível conseguirmos coloca-lo no carro porque estava cheio de dores e só nos queria morder (e morder a sério). quando chegámos à vet o veredicto foi o pior possível: teve que ser adormecido porque tinha a coluna partida e ainda tivemos que levar o corpo dali... fartei-me de chorar.

ainda bem que esse bichano se cruzou contigo. salvaste-lhe a vida :) espero que lhe consigam um dono a sério :))

Licença Creative Commons
Mundo Azul by Rita Coelho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 2.5 Portugal